Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A gastronomia no cinema

Encontrei um blog muito interessante que trazia uma lista de nomes de filmes ligados ao tema gastronomico. Para meu espanto uns 6 filmes eu já havia assistido e gostado muito!

Resolvi então postar o projeto como um todo. Espero que gostem!

A gastronomia no cinema
Projeto de Mostra Cinematográfica

 Desenho-Ratatouille
Ratatouille
Quando você aprende se divertindo, seu processo de fixação é bem maior. O filme propicia por si só uma atração especial, é envolvente, mobiliza a atenção concentrada, envolve o espectador, mobiliza aspectos emocionais, explora a percepção, valores, julgamentos, paixão e compaixão, opiniões e até desejos. O filme como uma ferramenta didática é de uma extraordinária valia para se trabalhar com e em grupos. Diferente da vida, pode-se passar o “replay”, retornando tantas vezes quanto se queira uma cena, para discuti-la. (CASTILHO, 2003)
O cinema é, efetivamente, um dos mais representativos meios de comunicação já criados pela humanidade. A partir do impacto de suas imagens, projetadas ao longo de mais de cem anos, temos consolidado referências que influenciam de forma constante nossas vidas. Essa forte presença da Sétima Arte no cotidiano das pessoas se verifica em praticamente todas as áreas de atuação humana:- Da educação a administração, do direito a arquitetura, da pesquisa a saúde; não há, pode-se certamente afirmar, trabalho humano que não tenha sido retratado pelos cineastas do mundo.
A cultura contemporânea é, sobretudo, visual. Videogames, videoclipes, cinema, telenovela, propaganda e histórias em quadrinhos são técnicas de comunicação e de transmissão da cultura cuja força retórica reside sobretudo na imagem e secundariamente no texto escrito, que funciona mais como um complemento, muitas vezes até desnecessário, tal o impacto de significação dos recursos imagéticos. (PELLEGRINI, 2003)
Nesse sentido cabe a nós, pesquisadores em educação, ressaltar que uma área de tanto impacto sobre a existência humana como a gastronomia não poderia ser exceção entre as áreas de realização da humanidade e sua apresentação nas telas dos cinemas.
Fotos-amigos
Sideways, entre umas e outras
Há filmes relevantes sobre essa deliciosa relação travada pelo homem com uma de suas maiores paixões, a comida. Colocá-los em foco, apresentando-os aos estudantes e a todos aqueles que se interessam e trabalham com gastronomia representa oportunidade impar de criar possibilidades de diálogo, interação, debate e crescimento a todas as pessoas que vierem a conhecer e apreciar tais películas.  Afinal de contas sabemos muito bem que o cinema é muito mais que uma forma de entretenimento e lazer, tratando-se, também de uma poderosa ferramenta de aprendizagem e ensino.
Em pouco tempo, o cinema transformou-se numa instância formativa poderosa, provocando novas práticas e novos ritos urbanos com representações de gênero, sexuais, étnicas e de classes reiteradas, legitimadas ou marginalizadas. O cinema e a TV elegem e indicam o que é e deve ser qualificado e o que, ao contrário, deve ser desqualificado. (LOPES, 2005)
Por esse motivo seria bastante enriquecedor trazer a público uma pequena mostra de filmes em que fossem apresentada a alimentação ao longo da história, com especial destaque ao período contemporâneo, cobrindo especificidades do Brasil e de outras nações.
Fast-Food
Nação Fast Food
O alinhavo que une cinema e gastronomia é justamente a forma de expressão tão peculiar e rica das imagens em celulóide criadas por alguns dos mais expressivos cineastas mundiais. Além disso, deve-se ressaltar que a arte cinematográfica reuniríamos a criatividade humana celebrada na produção de suas mais atraentes e saborosas iguarias. Então, que tal elaborar em nossa imaginação os gostos e aromas dessas delícias mostradas nas telas...
Nesse artigo procuramos trazer uma amostragem de projeto relativo a Mostra Cinematográfica com tema específico, no caso gastronomia (com um enfoque histórico, social e cultural). Lembramos que, assim como nesse exemplo, é possível realizar trabalhos semelhantes tendo como voga outros assuntos, sejam eles quais forem:- da matemática as paisagens geográficas, da cultura regional aos movimentos relativos a globalização, do fanatismo religioso aos embates quanto a questão ambiental,...
Segue então, abaixo, uma amostra da programação desse projeto reunindo cinema e gastronomia.
Filmes:
  1. Como água para chocolate
  2. Simplesmente Martha
  3. Super Size Me – A dieta do palhaço
  4. Sabor da paixão
  5. Sideways – Entre umas e outras
  6. Vatel – Um banquete para o rei
  7. A época da inocência
  8. Caminhando nas nuvens
  9. Tomates verdes fritos
  10. Chocolate
  11. A festa de Babette
  12. Espanglês
  13. Ratatouille
  14. A fantástica fábrica de chocolate

Programação:
- Apresentação dos filmes.
- Público-alvo: Estudantes, professores, funcionários e demais interessados nas áreas de gastronomia, história, cinema, cultura, arte e educação.
- Criação de uma mesa de debates a ser organizada com a presença de alguns docentes da instituição e de convidados de outras escolas.
- Debate sobre a gastronomia, a história, a cultura, a arte, a educação e o cinema tendo como base os filmes apresentados ao público e as leituras sugeridas.
- Abertura de espaço para questionamentos do público (opiniões, dúvidas, sugestões).
- Fechamento da atividade com uma degustação de pratos típicos apresentados no filme e produzidos por alunos de gastronomia sob a supervisão de seus professores de prática.

REFERÊNCIAS
CASTILHO, Áurea (org). Filmes para ver e aprender. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
LOPES, José de S. M.; TEIXEIRA, Inês A. C. (orgs). A Escola vai ao cinema. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LOPES, José de S. M.; TEIXEIRA, Inês A. C. (orgs). A mulher vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MACHADO, João Luís de A. A Época da Inocência: Sonhos e frustrações da burguesia. http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=47. Acesso em 23 fev. 06.
MACHADO, João Luís de A. Como água para chocolate: Saboreando as emoções. http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=37. Acesso em 23 fev. 06.
MACHADO, João Luís de A. Espanglês: choques culturais examinados com bom humo e leveza. http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=451. Acesso em 23 fev. 06.
MACHADO, João Luís de A. Simplesmente Martha: Delicioso. Disponível em http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=501. Acesso em 23 fev. 06.
MACHADO, João Luís de A. Super Size Me – A Dieta do Palhaço: O que estamos fazendo com o nosso próprio corpo... http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=360. Acesso em 23 fev. 06. 
MACHADO, João Luís de A. Vatel – Um banquete para o rei: Recepcionando a corte de Luís XIV. http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=102. Acesso em 23 fev. 06.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.
PELLEGRINI, Tânia. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: SENAC-SP; Instituto Itaú Cultural, 2003.
XAVIER, Ricardo de Almeida P. Em Cartaz: Aprendendo com as emoções do cinema. 2ª ed. São Paulo: Editora STS, 2003.